
De 1494 á 1600 +
Com a descoberta da América por Colombo (1494), Portugal assinou um tratado com a Espanha sobre as possíveis terras que poderiam existir ali. Mas a descoberta oficial deu-se em 1500 com Pedro Álvares Cabral, com sua esquadra de 13 navios e mil e quinhentos tripulantes no dia 22 de abril.
Nos primeiros anos de descoberta, Portugal, como não havia encontrado riqueza alguma no Brasil, manteve-o esquecido, a ilha de Vera Cruz,foi o primeiro nome dessas terras, que após a confirmação de um continente, passou a se chamar Terra de Santa Cruz.
Em 1511, uma descoberta mudou, não só o interesse de Portugal, como também o nome da Terra de Santa Cruz para Brasil, pois uma madeira avermelhada de grande valor comercial denominada pau-brasil, foi encontrada em abundancia nas novas terras. Iniciava o escambo (exploração da mão de obra indígena para a extração de pau-brasil em troca de bugigangas).
Foi somente em 1530, que Portugal preocupou-se em colonizar o Brasil, pois o receio de perder a nova terra para países como Holanda, França e Inglaterra era grande.
Martin Afonso de Souza inicia este processo de colonização. (os primeiros habitantes do Brasil foram prisioneiros portugueses), nessa época também é plantada a cana-de-açúcar.
Na região nordeste, a cana-de-açúcar prosperou, no entanto na região sudeste, os habitantes foram praticamente esquecidos pelos portugueses, fato que encorajaria anos mais tarde os bandeirantes adentrarem na mata em busca de tesouros.