sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Antigas civilizações da Mesopotâmia


Sumérios: Uma das mais antigas civilizações, sua história tem início quando as pequenas vilas se tornam cidades estado, esse processo começa antes mesmo da história, quando os sumérios habitam o sul da Mesopotâmia em 5000 a.C.
Em 3500 a.C, são várias as cidades estados, dos sumérios, entre elas: Ur, Eridu, Lagash, Uma, Adab, Kish, Sipar, Larak, Akshak, Nipur, Larsa e Bad-tibira.
Cada cidade-estado possuía sua própria divindade e eram muradas até que em 2800 a.C um rei de Kish, unificou as cidades, seu nome era Etana.
As cidades-estado rivalizavam-se pelo poder, isso contribuiu para que os Acádios dominassem por completo as cidades suméricas em 2550 a C., porém os ocupantas mantiveram muitos aspectos da cultura dos sumérios.



Acadianos: Após dominarem os sumérios, por volta de 2350 a.C., o soberano Lugal-Zage-Si unificou a maioria das cidades-templos, dando assim a primeira ocorrência que se tem notícias de uma idéia imperial.
Mas o Sargão I “soberano dos quatro cantos da terra”, fez com que Lugal-Zege-Si fosse praticamente esquecido, pois, o guerreiro conquistador foi quem unificou a Mesopotâmia de forma que o império durou um século, e terminou em conseqüência de revoltas internas e dos ataques dos guti, nômades originários dos montes Zagros, no Alto do Tigre. Por volta de 2150 a.C., os guti conquistaram a civilização sumério-acadiana.
Em torno de 1950 a.C. os sumérios se reacendem, derrotando os guti e atingindo o apogeu.
Com os ataques dos elamitas e amoritas, os sumérios desapareceram da face da terra, deixando apenas heranças da sua cultura.

Amoritas: (2000 a.C. - 1750 a.C.) No início do segundo milênio a.C., a região da Mesopotâmia constitui-se em um grande e unificado império que tinha como centro administrativo a cidade da Babilônia, situada nas margens do rio Eufrates. O soberano que mais se destacou foi Hamurabi, elaborando leis que ficaram conhecidas como Código de Hamurabi, que tinha como base um código sumeriano " Ur-nammu". O " Código de Hamurabi" apresenta uma série de penas para delitos domésticos, comerciais, ligados à propriedade, à herança, à escravidão e a falsas acusações, sempre baseadas na Lei de Talião: "Olho por olho e dente por dente". Após sua morte, a Mesopotâmia foi abalada por sucessivas invasões, até a chegada dos assírios.


Assírios: Os assírios se localizavam as margens do rio Tigre, viviam do pastoreio e possuem origem semita.
Eram temidos pela crueldade em combate, seus atos bárbaros e selvagens, levavam alguns inimigos desistirem sem mesmo lutar.
No segundo século a.C foram conquistados pelos mitanianos e posteriormente pelos Amoritas da Babilônia.
Em meados do século XIII, os assírios se libertaram da Babilônia.
Após conflitos e caos em todo oriente médio, os assírisos tomam o poder da Babilônia em 729 a.C.; conquistaram também Israel, (deportaram mais de duzentos mil israelitas).Conquistaram a síria, e o Egito.
Em 615 a.C perderam o controle da Babilônia, e como marco final de sue império brutal em 612 a.C. o rei dos Caldeus, unido com o rei das Médias, tomaram Nínive.
Caldeus: Os Caldeus têm como regente Nabucodonosor II,o mais conhecido governante do Império Neo-Babilónio.Ficou conhecido por dominar Judá e destruir Jerusalém.
Os Caldeus reinaram de 612 a.C. á 539 a.C. quando Ciro II, o grande, da Pérsia, toma o poder da Babilônia.


Nenhum comentário: