
Sócrates, filósofo que dividiu a história da filosofia antiga em período pré-socrático e pós-socrático. Nasceu em Atenas em 470 a.C., acredita-se que tenha sido o criador da escola de filosofia ocidental.
A maioria dos dados que se tem de Sócrates são as referências das obras de Platão, do qual alterna em poucos elementos a sua filosofia em relação a Sócrates.
Sistema Socrático ou Maiêutico: "É o método que consiste em parir idéias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro dum contexto." Ele utilizava-o durante seus discursos.
Seu conhecimento argumentava que a sua sabedoria era limitada pela sua própria ignorância (só sei que nada sei). Acreditava que atos errados era conseqüência da própria ignorância e nunca se proclamou um sábio.
Sócrates morreu em 399 a.C. foi sentenciado à morte, por meio de cicuta (veneno), este fato é elucidado por Platão em suas obras, onde, segundo Platão, a morte de Sócrates poderia ter sido evitada se Sócrates desistisse da filosofia ou ao menos fugisse, porém Sócrates não o fez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário