.jpg)
República da Espada(1889-1894): A republica da espada tem dois presidentes: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, o primeiro renunciou logo no primeiro ano, assumindo o cargo o vice-presidente, Floriano Peixoto.
Vale lembrar que nesse governo o Brasil ganha a bandeira e o lema: O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim.' (Ordem e progresso).
A República da Espada coloca um fim na monarquia do Brasil, um detalhe pouco abordado é que a família real permanece no país e sobrevive até os dias atuais as custas do governo até os dias atuais.
A primeira Revolta da Armada:
A primeira Revolta da Armada ocorreu no dia 23 de Novembro de 1891, quando o Almirante Custódio de Melo, acionado por Floriano Peixoto, a bordo do Encouraçado Riachuelo, ameaçou bombardear o Rio de Janeiro caso Deodoro não renunciasse. O Marechal Deodoro, então, cedeu às pressões e renunciou ao cargo de presidente da República.
A segunda Revolta da Armada:
Aconteceu em 1893, desta vez contra o presidente marechal Floriano Peixoto. Esta também foi Chefiada pelo almirante Custódio de Melo, depois substituído pelo almirante Saldanha da Gama. Floriano não cedeu às ameaças, assim, o Almirante ordena o bombardeio da capital brasileira. O movimento desencadeado pela Marinha de Guerra no Rio de Janeiro terminou em 1894, com a fuga dos revoltosos para Buenos Aires.
Em 1894 se consolida a política café com leite (oligarquia).
Um comentário:
Nice fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.
Postar um comentário